CARNAVAL X ALIMENTAÇÃO

CARNAVAL X ALIMENTAÇÃO

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Oi meus amorecos. Boa noite! Tudo bem com vocês? um dilema entre os foliões durante o carnaval é a alimentação. Por isso achei super importante compartilhar com vocês algumas dicas que a Nutricionista Sandra da Silva Maria, Durante o Carnaval, manter a alimentação adequada ajuda a manter o pique para a folia. Para o foliões, é interessante preferir frutas no lugar de alimentos gordurosos vendidos nas ruas. A combinação de esforço físico em excesso com comida e bebida inadequadas pode debilitar o organismo e arruinar o Carnaval. As principais consequências são desmaios, desidratação e infecções intestinais. Desfilar no sambódromo, acompanhar um trio elétrico ou apenas “pular” em clubes ou salões. Não importa onde você vá, antes de pensar em cair na folia é preciso traçar um plano nutricional que ajude a enfrentar os dias de Carnaval com saúde. 

Segundo as dicas da minha nutricionista, que ajudam a manter a resistência, sem pesar no estômago, estão a ingestão de alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras, mantendo a regularidade de intervalos de três horas. Se comer fora de casa, evite produtos de origem animal (carnes mal assadas, embutidos) e à base de leite (requeijão cremoso, purês) e preste atenção na qualidade de alimentos comercializados. “Higiene e refrigeração são fundamentais para se proteger de intoxicações alimentares”, explica a minha linda  profissional.

Outro alerta que Ela faz é sobre as temperaturas altas, típicas da estação: os foliões devem redobrar os cuidados com a hidratação, ingerindo de dois a três litros de líquidos por dia. “Prefira tomar água, água de coco, sucos de frutas e isotônicos. As bebidas alcoólicas devem ser intercaladas com um copo de suco ou água e não podem ser ingeridas junto com energéticos, já que estes têm indicação de potencializar efeitos colaterais como aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese e mal estar”, adverte.

Alimentos gordurosos devem ficar fora do cardápio. Eles deixam a digestão lenta e causam sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo. O melhor é optar por carnes magras. A nutricionista também sugere o consumo de proteínas, presentes no frango, sardinha e ovo. “A banana também é altamente nutritiva e energética, possui alta concentração de potássio, vitamina B6, magnésio e fibras. Outro alimento importante é a batata doce, por ser um carboidrato do bem e possuir baixo índice glicêmico. Ela aumenta a saciedade, é fonte de vitamina A, C, cálcio e potássio”, ensina.

Para não perder o pique no Carnaval e aproveitar todos os dias da festa é preciso ter cuidado redobrado com a alimentação.

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Então lindas e Lindos, se cuidem!

Beijos

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