DIÁSTASE? QUE DIACHO É ISSO?

Olá meus amorecos!!! Tudo bem com vocês????

Recentemente meus amores, eu disse no meu instagram que eu tenho um problema abdominal chamado “Diástase”. E isso gerou muita curiosidade sobre o assunto. Então no post de Hoje vou falar para vocês de forma resumida, o que é?. Beleza?! Então vamos Lá!

O que é?

Diástase é o afrouxamento e afastamento dos músculos retos, duas estruturas formadas por fibras verticais e paralelas. Eles se estendem do púbis ao começo das costelas e são divididos pela linha central do abdômen.

A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que geralmente acontece durante a gravidez, sendo a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar no pós-parto.

Esse afastamento pode chegar a 10 cm de distância e se deve a fraqueza do reto abdominal que fica muito esticado devido ao crescimento da barriga na gravidez, rápida perda de peso, mas também pode acontecer fora da gravidez, quando a pessoa levanta objetos muito pesados numa postura incorreta.

Algumas mulheres apresentam um afastamento tão grande que podem pressionar 3 ou 4 dedos em seu abdômem e estes ‘afundam’ como se tivesse um buraco na barriga, por não ter ali a parede muscular que deveria impedir essa entrada. Que é o meu caso! 

O problema também atinge obesos e pessoas que engordaram repentinamente, visto que o crescimento abdominal promove o relaxamento dos músculos reto.

TRATAMENTO

O tratamento depende da gravidade

O tratamento inclui fisioterapia. Exercícios físicos específicos,  Em casos raros, uma cirurgia estética pode ser realizada para reduzir a protuberância. Mas o uso de Cintas Modeladoras e tratamentos estéticos sem intervenção cirúrgica podem ajudar!

Lembre-se que todo procedimento cirúrgico estético deve ser feito por um cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, só ele poderá lhe oferecer os melhores resultados com o maior nível possível de segurança no procedimento.

Como identificar diástase

Deitada no chão, a pessoa deve subir o tronco até ficar em um ângulo de 45 graus, como em um abdominal. Em seguida, basta apalpar a barriga e verificar se há espaço na linha central que separa os dois lados do corpo. Se o teste der positivo, provavelmente é diástase.

Apesar disso, só um médico poderá confirmar a existência do problema, o que é feito por ultrassom ou tomografia da parede abdominal.

Consequências

Todos os músculos do corpo exercem papel na sustentação do esqueleto e movimento, sendo que qualquer anormalidade causa consequências. No caso da diástase, além da parte estética pode haver dor na região lombar e nádegas. Ainda pode surgir cifose, que é uma curvatura excessiva da espinha.

Alguém ai se identifica com esse problema?

Beijos e até a próxima!

Fonte: Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *